Aquecimento elétrico na proteção das vinhas contra geadas

Aquecimento elétrico  na proteção das vinhas contra geadas

Os sistemas de aquecimento Ceilhit proporcionam também uma aplicação interessante dentro do setor vitivinícola, ajudando a proteger as culturas contra condições climáticas adversas.

Condições climatéricas

Com as mudanças climáticas, as vinhas brotam cada vez mais cedo na temporada, quando o risco de geada ainda é muito importante em certas áreas. A geada pode causar danos significativos a brotos recém-brotados ou caules jovens (com alto teor de água). Este problema, causado pelas temperaturas negativas, induz perdas consideráveis nas quantidades de uvas produzidas. O cabo de aquecimento CEILHIT permite proteger as vinhas destes riscos climáticos e assim, preservar o rendimento da vinha.

Condições climatéricas

Desenvolvido em conjunto com um enólogo, este sistema patenteado já foi instalado em mais de 10 hectares em diferentes áreas vinícolas da França. O cabo de aquecimento, fixo nos suportes da videira aquecerá os caules jovens, origem dos ramos frutíferos. O fio aquecerá por contato com as gemas no fio condutor e por radiação as gemas presentes na formação.

Proteção de vinhas 1
Proteção de vinhas 2
Proteção de vinhas 3

Solução personalizada

A vasta gama de cabos de aquecimento permite-nos oferecer uma solução personalizada e configurada para cada configuração de vinha (número de fileiras e comprimento de linhas). O cabo de aquecimento espacialmente projetado para esta aplicação tem grande resistência mecânica, resistência aos raios UV e produtos fitossanitários.

Solução personalizada

Este sistema oferece uma alternativa ecológica e econômica aos sistemas atualmente utilizados:
- Sistema de velas/braseiros distribuídos no vinhedo que queimam combustíveis fósseis: alto custo, necessidade de muita mão de obra para iniciá-lo e muito poluente.
- Sistemas de aspersão: muito difíceis de arrancar na maioria dos casos devido à escassez de água perto das vinhas.
- Correntes de ar forçadas, por torres de ventilador (ou mesmo para algumas vinícolas de renome, sobrevoo de helicóptero): custos muito altos e não eficazes em temperaturas muito baixas.

Temperaturas

Vídeo

Rodapé Ideias para a habitação