Isolamento térmico em pavimento radiante elétrico

Isolamento térmico em pavimento radiante elétrico

O isolamento térmico de pavimento é muito importante no aquecimento por chão radiante elétrico. Compreender alguns conceitos ajuda a tomar melhor decisões.

Vamos abordar a situação específica em que a instalação contempla uma solução de isolamento térmico para posterior aplicação de uma betonilha com pelo menos 3cm de espessura. Iremos fazer uma comparação com outras soluções de "isolamento" tipicamente utilizadas (de forma errada na nossa opinião).

Solução eficiente de isolamento

Uma solução eficiente de isolamento térmico de pavimento ao diminuir o fluxo de energia no sentido oposto ao que se deseja garante um maior fluxo de energia no sentido que se deseja, diminuindo assim as perdas e tornando a solução mais eficiente.

Solução eficiente de isolamento

Correção de pontes térmicas

Aconselha-se a correção de pontes térmicas nas ligações das paredes exteriores, com espuma de polietileno em rolo ou mesmo com restos de isolamento que se cortarão mais tarde à face da betonilha de regularização.

Correção de pontes térmicas

Para uma boa performance aconselha-se a utilização de uma solução de isolamento térmico de pavimento com uma resistência térmica de pelo menos 1 m2K/W. No caso de o local estar localizado por cima de um local não aquecido (exterior, fundações, outro) a resistência térmica deverá ir até aos 2 m2K/W.

A solução de isolamento térmico deve ser resistente à compressão (adequada ao local) e deve ser adequada para isolamento térmico de pavimentos. Como exemplo, recomendam-se 4cm de poliestireno extrudido (XPS) para obter a resistência térmica de 1 m2K/W ou, até 7 cm para obter a resistência térmica de 2 m2K/W.

Isolamento XPS

E quando não existem alturas disponíveis quais as consequências de optar por uma solução de isolamento com menor espessura?

Quando não existem alturas disponíveis normalmente passa por reduzir a espessura de isolamento e facilmente encontramos aplicações de piso radiante elétrico onde se utilizam "telas termorefletoras", "bolha de ar", ou qualquer outra solução, que tipicamente não terá mais do que 1cm de espessura o que, no ponto de vista de obra é muito simpático mas, mais tarde, quando o sistema de aquecimento for ligado, vão chegar as consequências desagradáveis (custos)! Quando é esse o caso aconselha-se ponderar uma solução de aquecimento direto (imediatamente por baixo do revestimento final). Exemplo AQUI.

Menos isolamento vs Mais isolamento Madeira

Menos isolamento vs Mais isolamento

Revestimento em madeira

É possível constatar que optando por menos isolamento térmico perdem-se mais 55W no exemplo dado que serão "pagos" pelo utilizador e não são convertidos em conforto.

Menos isolamento vs Mais isolamento Cerâmico

Menos isolamento vs Mais isolamento

Revestimento cerâmico

É possível constatar que optando por menos isolamento térmico perdem-se mais 55W no exemplo dado que serão "pagos" pelo utilizador e não são convertidos em conforto.

Outro dado que podemos retirar será na energia que flui para a superfície radiante, quando comparamos ambos os exemplos (revestimento madeira e cerâmico já que, no revestimento em madeira deixa sempre fluir menos energia do que um revestimento cerâmico. Este facto pode ser importante em locais onde se pretende uma maior rapidez de aquecimento (quartos de hotel, locais de férias, etc.).

Isolamento mais eficiente = menores custos mensais

A solução de aquecimento por pavimento radiante elétrico deve ser escolhida e configurada em função do local e das condições existentes. Um planeamento prévio permite prever as alturas necessárias a uma correta implementação da solução de aquecimento por chão radiante elétrico.

Isolamento mais eficiente = menores custos mensais
Rodapé Ideias para a habitação