Piso radiante elétrico e a poupança energética

Piso radiante elétrico e a poupança energética

A poupança energética será provavelmente uma das discussões mais populares nos últimos anos. Existem imensos estudos, diferentes classificações de sistemas, imensa informação, contudo, é muito difícil encontrar comparações de confiança já que, cada comparação é feita em condições diferentes.

Neste artigo, apresentamos uma comparação de consumo de energia num apartamento com dois sistemas de aquecimento diferentes, um antes da remodelação e outro após a remodelação. O apartamento foi apenas remodelado, sem qualquer alteração a nível de isolamento térmico e os utilizadores mantiveram o mesmo padrão de utilização. Neste caso estamos perante as mesmas condições pelo que nos permite com alguma segurança comparar 2 soluções diferentes.

Características do apartamento e da instalação

Apartamento com 105m2, dos anos 90, com os quartos com pelo menos uma parede externa com janela. Paredes exteriores com orientação a nordeste e noroeste.
A solução de aquecimento anterior era por caldeira de condensação a gás de alta eficiência, através de radiadores.
A solução a gás foi substituída por aquecimento por pavimento radiante em todos os compartimentos, com esteiras de aquecimento CEILHIT, num total de 7,2KW. A regulação de temperatura é realizada através de termóstatos WIFI (um por compartimento).

Características do apartamento e da instalação

Menos 25%

Uma redução de 25% no consumo total de energia. 

Menos 35% 

Uma redução de 35% no consumo de energia utilizada no aquecimento.

O custo total foi de 6.000€ incluindo: isolamento térmico de pavimento, esteiras de aquecimento, termóstatos WIFI (um por compartimento), instalação e configuração dos termóstatos.

Piso radiante elétrico mais eficiente

No aquecimento por pavimento radiante predomina a radiação, ao contrário do aquecimento por radiadores onde predomina a convecção. Aliando a isto, uma melhor distribuição de temperatura e regulação individual por compartimento, obtemos uma maior eficiência de aquecimento.

Piso radiante elétrico mais eficiente

Chão radiante = mais funcionalidade

Para concluir, quando se fala em cenários de remodelações os sistemas de aquecimento por pavimento radiante são cruciais no momento de concepção do projeto. Além de abrirem novas possibilidades de projeto, o aquecimento por pavimento radiante elétrico permite uma instalação simplificada e sem complicações técnicas. Neste exemplo nas áreas maiores foi priorizada a funcionalidade do espaço sem radiadores, elevando a funcionalidade e o design interior, mantendo a todo o momento o conforto térmico.

Chão radiante = mais funcionalidade
Rodapé Ideias para a habitação