Exemplo de aplicação com esteiras de aquecimento

Exemplo de aplicação com esteiras de aquecimento

Dá-se um exemplo de instalação de esteiras de aquecimento num cenário de remodelação onde existe habitualmente pouca altura disponível no pavimento. Neste exemplo a esteiras de aquecimento são cobertas com o adesivo que irá receber o revestimento cerâmico/pedra.

As esteiras de aquecimento são habitualmente utilizadas em cenários de remodelações para serem incorporadas no adesivo que irá receber o revestimento cerâmico/pedra. Podem no entanto também ser utilizadas em obra nova já que proporcionam uma instalação mais rápida.

Aquecimento direto

Aquecimento direto

Tratando-se de uma situação de remodelação a esteira de aquecimento ficará imediatamente por baixo do revestimento final, incorporada no adesivo que servirá de colagem ao revestimento final.

Isolamento térmico

Isolamento térmico

Convém referir que mesmo numa solução de remodelação é importante planear uma solução de isolamento, que seja neste caso compatível com as espessuras existentes no pavimento. No nosso exemplo usámos placas de XPS revestidas em ambas as faces com uma armadura.

Verificação esteiras

Verificação esteiras

Verifique a esteira de aquecimento. Limpe o local de qualquer desperdício ou materiais que possam danificar o cabo de aquecimento ou cause bloqueios térmicos. Planeie a instalação.

Planeie o isolamento

Planeie o isolamento

Planeie o isolamento para ser primeiro aderido à base com um argamassa adesiva adequada. Deixe secar pelo menos 24h antes da aplicação da esteira de aquecimento.

Planeie o local de início

Planeie o local de início

Faça o planeamento do início da esteira de aquecimento de forma que a união cabo quente/cabo frio não interfira com o revestimento final e de forma que a união seja totalmente embebida pelo produto adesivo. Planeie também a localização da sonda de pavimento.

Desenrolar esteira

Desenrolar esteira

Desenrole a esteira de aquecimento sem que existam sobreposições ou qualquer cruzamento dos elementos de aquecimento.

Corte rede fibra de vidro

Corte rede fibra de vidro

Corte a rede em fibra de vidro nos locais onde pretende rodar a esteira de aquecimento. Ter muita atenção para não danificar o cabo de aquecimento.

Posicionar a esteira

Posicionar a esteira

Depois de cortar a rede em fibra de vidro pode posicionar a esteira na posição desejada.

Contornar objetos fixos

Contornar objetos fixos

Posicione a esteira de aquecimento de forma que NUNCA fique por baixo de qualquer elemento fixo ou assente no pavimento.

Aplicação do adesivo

Aplicação do adesivo

Cobrir com o adesivo que vai utilizar para aplicação do revestimento final. Cobrir integralmente a esteira de aquecimento garantido o total envolvimento do cabo de aquecimento com o adesivo. Opte por um adesivo adequado para pavimento radiante.

Aplicação revestimento final

Aplicação revestimento

Realizar a aplicação do revestimento final, que não existindo nenhum obstáculo, pode ser realizado imediatamente a seguir a cobrir a esteira de aquecimento. Siga as recomendações do fabricante do adesivo e do revestimento final.

Verificação final

Verificação final

Logo que possível volte a verificar a esteira de aquecimento garantindo os parâmetros de funcionamento do equipamento (esteira de aquecimento). Deve-se verificar a resistência óhmica e a resistência de isolamento (500V). Registe as medições.

Registo da instalação

E importante para efeitos de garantia manter um registo de como foi aplicada a esteira de aquecimento mantendo um registo que identifique claramente o início da instalação e o fim da instalação.

Registo 1

Registo 1

Distribuição da esteira de aquecimento.

Registo 2

Registo 2

Início da esteira de aquecimento.

Registo 3

Registo 3

Fim da esteira de aquecimento.

Registo 4

Registo 4

Aspeto final.

Rodapé Ideias para a habitação